quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Meu precioso...

,


PROVÉRBIOS (4:10-24)10: Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se multiplicarão os anos da tua vida.
11: No caminho da sabedoria te ensinei, e por veredas de retidão te fiz andar.
12: Por elas andando, não se embaraçarão os teus passos; e se correres não tropeçarás.
13: Apega-te à instrução e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida.
14: Não entres pela vereda dos ímpios, nem andes no caminho dos maus.
15: Evita-o; não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo.
16: Pois não dormem, se não fizerem mal, e foge deles o sono se não fizerem alguém tropeçar.
17: Porque comem o pão da impiedade, e bebem o vinho da violência.
18: Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.
19: O caminho dos ímpios é como a escuridão; nem sabem em que tropeçam.
20: Filho meu, atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o teu ouvido.
21: Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no íntimo do teu coração.
22: Porque são vida para os que as acham, e saúde para todo o seu corpo.
23: Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.
24: Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios.
25: Os teus olhos olhem para a frente, e as tuas pálpebras olhem direto diante de ti.
26: Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados!
27: Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal.

O texto acima nos mostra Salomão ensinando o caminho pelo qual seu povo deve conduzir os seus pés. Talvez esse texto seja um dos maiores conselhos que um pai possa dar a um filho para ser bem sucedido na vida. Destaquemos algumas destas orientações e busquemos aplicá-las em nosso viver como Igreja de Cristo.

A aquisição do conhecimento e da sabedoria acrescenta anos na vida dos obedientes à Palavra de Deus – Nos versículos de 10 a 13 ele resume todo o processo de busca e aquisição da sabedoria e afirma de modo bem claro (v.13) que o apego e o guardar a instrução (a Palavra) é a tua vida.
Uma segunda orientação refere-se à separação que deve existir entre o caminho dos justos e o caminho dos ímpios (maus).
O conselho apresenta-se no aspecto negativo, isto é, como uma proibição: não entres. ... nem andes. ... não passes. Mas, se tal proibição não for suficiente para evitar o justo trilhar o caminho da maldade, ele reforça a mesma idéia em seu aspecto positivo ao dizer: Evita-o... desvia-te ... passa de largo. Tais orientações mostram que o crente não pode seguir o caminho da maldade e que deve evitar qualquer tipo de aproximação desse caminho.

A terceira orientação mostra que os que andam nos caminhos da impiedade são contaminados e se tornam escravizados e dependentes dos feitos maléficos perdendo totalmente a percepção da maldade de seus atos, se tornam de todo obscurecidos em seu entendimento e suas mentes ficam cauterizadas e só têm satisfação na crueldade (v.16- “Pois não dormem, se não fizerem mal, e foge deles o sono se não fizerem alguém tropeçar”).
Eles comem o pão da impiedade e bebem o vinho da violência, seu caminho é como a escuridão e eles nem sabem em que tropeçam. Sabe por que? Porque o mal os cegou, iludiu e dominou os seus corações.

É por isso que o sábio diz:” Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.” E, o guardar o coração é feito pela palavra de Deus (Sl 119.11) e é ela que nos santifica (Jo 17.17). É a Palavra que é lâmpada para os pés e luz para os caminhos (Sl 119.105) e ele afirma que “a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito” (v.18).

Ele reforça a idéia de que o coração do crente deve ser fortalecido pela Palavra ao aconselhar: "Não as deixe apartar-se dos teus olhos; guarda-as no íntimo do teu coração. Porque são vida para os que as acham, e saúde para todo o seu corpo” (vs. 21 e 22).
Diante de tão grande aconselhamento nada podemos acrescentar ou emendar, a não ser, tão somente, repetir: “23: Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. 24: Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios. 25: Os teus olhos olhem para a frente, e as tuas pálpebras olhem direto diante de ti. 26: Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados! 27: Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal".
 

Somos Vivos Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger Templates