terça-feira, 31 de julho de 2012

Sinto dor de cabeça e sono quando vou ler a Bíblia. O que fazer?

,

Você pergunta: Tenho às vezes muita dificuldade de meditar na Palavra, mas em mim existe uma vontade muito grande de aprender mais dela. O que me atrapalha é a dor de cabeça e o sono que sinto somente quando me disponho a ler a Bíblia. Não consigo me concentrar de jeito nenhum. O que fazer para vencer essa situação? Como ler a Bíblia e vencer essa situação?

Caro leitor, em primeiro lugar tenho que elogiar a sua vontade de mergulhar no estudo da Palavra de Deus. São cada vez mais raras as pessoas que buscam de todo o coração conhecer a Palavra de Deus. Analisando sua dúvida, quero fazer algumas ponderações que, certamente, ajudarão a você e a outras pessoas:

ESTUDAR A BÍBLIA NÃO É COMO ESTUDAR UM LIVRO QUALQUER

Muitas pessoas não entendem bem porque conseguem ler outros livros com tranquilidade, mas quando abrem suas Bíblias começam a sentir sono ou mesmo dor de cabeça e até mesmo desmotivação. Isso pode acontecer por diversos fatores, mas um deles, que considero o mais importante, é porque a Bíblia não é um livro qualquer e nem comum. A leitura e busca da prática da palavra de Deus detona uma guerra dentro de nós e no mundo espiritual:

“Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si…” (Gl 5.17).

Se existe uma guerra é certo que sentiremos impactos dessa guerra. Quais armas a carne usará para minar as forças do nosso espírito? Não duvido que possa usar o sono e outros efeitos físicos para desestimular essa busca pela vontade de Deus. Assim, para vencer uma guerra espera-se que estejamos preparados com as nossas armas em mãos!

QUAIS ARMAS POSSO USAR PARA VENCER ESSA BATALHA?
Deus nos deu inteligência para analisarmos situações, montarmos planos e vencermos. Na batalha para se ler a Palavra de Deus, considero que precisamos tomar algumas atitudes para vencer a guerra que a carne impõe para nos fazer desistir. Vou compartilhar algumas dessas armas com vocês:

1- ORAÇÃO
Ore antes de ler a Bíblia e clame pela ajuda de Deus. Peça para Ele abrir sua mente, atiçar a sua memória, aumentar a sua vontade e te ajudar a praticar aquilo que lê. Peça para afastar qualquer coisa que venha a atrapalhar esse momento.

2- FÉ
A oração deve ser acompanhada de fé. Creia que Deus pode te ajudar e coloque diante dele todas as suas dificuldades. Diga a ele que está sentindo sono, dor de cabeça, etc. Creia que Ele tirará isso de você e deixará o caminho livre para o seu estudo.

3- AS CONDIÇÕES DE LEITURA SÃO FAVORÁVEIS?
É preciso entender que temos também que agir com inteligência em nossa leitura. Se você está lendo deitado na cama, como vai querer não ter sono? Se estiver lendo no final de seu dia, totalmente cansado e desejando ardentemente ir logo para a cama descansar, como vai querer não ter dor de cabeça? Se está lendo em frente a TV, como não vai querer ter dificuldade de concentração? Condições desfavoráveis vão fazer sua leitura ir por água abaixo. Avalie como tem sido sua leitura e busque eliminar as condições desfavoráveis que te atrapalham.

4- CRIE CONDIÇÕES FAVORÁVEIS
Você deve pensar em pelo menos quatro condições favoráveis antes de ler efetivamente a Bíblia. Primeira: Lugar. Você deve preparar um lugar favorável, calmo, confortável e privado. Esse será o seu lugar de meditação, preparado especialmente para o estudo. Segunda: Horário. Você deve ter um plano com um horário fixo em sua rotina para o estudo da Palavra. Isso ajudará a criar o hábito. Terceira: Seu melhor momento do dia. Cada organismo é de um jeito. Ache o seu melhor horário para estudar. Se você é do tipo que já acorda no “pique”, o período da manhã é ótimo pra você ler. Já se você acorda lento e demora a despertar, o período da manhã será horrível para você. Avalie-se e ache o seu melhor momento do dia. Quarto: Tenha um plano de leitura. Sem um plano sua leitura fica improdutiva. Se não souber montar um plano, temos dois artigos que te ajudarão a montá-lo:

- 6 planos de leitura bíblica super legais
- Aprenda a criar seu próprio plano de leitura bíblica

Agora só depende de seu esforço e capacidade de superar os desafios! Vá em frente e não desista! Você já sabe como ler a Bíblia, agora é sua vez de vencer! É importante que saiba que sempre haverão dificuldades, mas você deve estar atento para vencê-las. Lembre-se: Deus está te ajudando.

“não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.” (Is 41. 10)

Extraído do Blog Esboçando Idéias
 

Somos Vivos Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger Templates