quinta-feira, 9 de junho de 2011

Não vos conformeis com a solidão

,

Vivemos numa época onde é cada vez maior nosso individualismo. Essa “solidão estimulada” tem como seu maior divulgador a internet: Em frente ao seu computador você pode conversar com outras pessoas, pagar suas contas, fazer mais contas, pedir seu lanche e outras coisas que couber à sua imaginação. É claro que a internet não é nenhuma vilã, pelo contrário! Talvez seja uma das maiores invenções da humanidade. Suas qualidades são inegáveis, mas não é sobre isso que eu quero falar.
Quero falar sobre o perigo de ser sozinho. Sim... existe uma diferença entre SER e ESTAR; em vários momentos da vida nós estamos sozinhos, e sem sombra de dúvidas esses momentos são necessários. Nesse momento você consegue pensar em pelo menos 3 situações em que seria muito inconveniente a presença de outra pessoa por perto.
Mas o perigo é alimentar a solidão e transformar o ESTAR em SER. Todos nós sabemos que não fomos feitos para viver sozinhos, a bíblia diz claramente que “não é bom que o homem (ser humano) esteja só”. Fomos feitos para viver em sociedade, nos relacionando, andando juntos, trocando experiências.
Lembro-me de um protetor de telas antigo, lá dos anos 90, de um sujeito isolado numa ilha minúscula e que nunca conseguia sair dessa ilha, se dava mal o tempo todo. A solidão só é divertida nesses casos! Não pense na que vida real seria tão interessante assim.
Vejo cada vez mais que as pessoas se acostumam com o isolamento. Um dia desses eu conversava com um jovem que dava vários sinais de que não estava nada bem; seu status no msn continha uma frase bem triste, algo do tipo “ainda que meus pais e todos meus amigos me abandonem, Jesus nunca me abandonará”. Corretíssimo! Jesus nunca nos desemparará naquilo que cabe a Ele fazer em nossas vidas. Quanto a necessidade de se relacionar... sinto muito amigos... somos dependentes um dos outros. Tentei oferecer ajuda a esse jovem, eu realmente me preocupo com as pessoas que conheço e sei o valor que tem uma conversa amiga e poder ter alguém com quem compartilhar as situações difíceis. A resposta dele foi algo assim “Não precisa... com o tempo vai passar.. quero esquecer tudo isso.”
Obviamente eu respeitei; não existe a possibilidade e seria muito feio obrigar ninguém a falar algo que não queira. E também não estou duvidando que possa ser alguma coisa que realmente com alguns dias ou semanas estaria resolvido, simplesmente sendo lançado no esquecimento.
Mas tem coisa que precisa ser conversado, gente! Mágoas podem ser criadas a partir de coisas simples, porém não resolvidas. E o primeiro caminho pra resolver um problema é conversando e ter o ponto de vista de outra pessoa, especialmente se essa pessoa se importa com você. Normalmente quem está de fora tem uma visão imparcial das situações e pode ser muito útil.
Vejamos na Bíblia: Ela diz em Provérbios 18:24 “O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão.”. E olha que família na Bíblia, especialmente no Velho Testamento, era algo de valor inestimável! Imagina ter alguém  mais especial do que um irmão?
Na nossa caminhada cristã devemos estar atentos às pessoas que estão em nossa volta. De que adianta você querer ganhar a Índia para Cristo se você não sabe nem o nome daquela pessoa que se senta ao seu lado no banco da igreja por anos seguidos?
Mas esbarramos num problema: em quem confiar? Com quem eu posso garantir que meu problema não será assunto das pessoas? Eu sei... isso exige esforço e tempo. Não vá se abrindo pra qualquer um! Infelizmente existem pessoas com coração maldoso, vivendo de aparências e só se importando com seu próprio umbigo. Ore sobre isso, peça pra Deus confortar o seu coração em respeito a alguém em quem você quer confiar. Peço em nome do Senhor Jesus que não ache isso uma bobagem: Isso é essencial. Não caminhe sozinho. Se o cristianismo fosse feito pra viver sozinho, Jesus não teria chamado seus 12 discípulos; Ele mesmo teria dado conta de tudo sozinho e pronto.
Sugiro a você que faça uma pesquisa pela Bíblia (e pela História) e veja as histórias de pessoas que estavam sozinhas e cometeram grandes erros, e depois pesquise todos aqueles que viveram em unidade e tiveram pessoas de confiança ao seu lado. Com certeza encontrará grandes histórias! E eu peço a Deus que isso esteja em seu coração: Sozinho você pode até ir mais rápido, mas acompanhado você vai mais longe. Abraços a todos e qualquer coisa... conte comigo J
AUTOR


André Lelles


Mineiro, músico, cristão, futuro estudante de ciências da computação, pode ser seguido no Twitter @TheLelles e ser lido no blog http://andrefpn.blogspot.com/
 

Somos Vivos Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger Templates