quinta-feira, 17 de maio de 2012

A espera

,


Escutamos muito sobre a importância da espera em Deus, principalmente quando isso está ligado a relacionamentos. Eu sei que esse já é um assunto bem batido, mas Deus tem falado muito comigo a respeito disso e gostaria de compartilhar um pouco com vocês. 

Tenho experimentado nesses dias uma sensação de estar nos bastidores da minha vida só esperando a próxima cena, esperando o palco escuro ser iluminado e as cortinas subirem, esperando que essa cena que virá seja melhor que a anterior. Esqueço que a peça da vida não para e, por causa disso, algumas cenas têm passado despercebidas.  

Sempre teremos um passado para lembrar e um futuro para planejar, mas não podemos perder o presente por causa disso. O nosso passado está relacionado com as escolhas que fizemos e, estas, com a disposição que tivemos em corresponder ao amor e cuidado de Deus nos submetendo à sua vontade. O nosso presente é a oportunidade que Deus nos dá de escolhê-lo, de agir segundo os princípios dEle, de louvá-lo com o nosso melhor e reconhecer o Seu senhorio sobre nossa vida. O nosso futuro depende intimamente do caminho que escolhemos tomar no presente. Podemos planejar e traçar metas e alvos para o nosso futuro, mas é o que fazemos agora e aonde depositamos nossa confiança e esperanças que o definem. 
 
Todos os conceitos relacionados à espera parecem estar na minha mente, mas meu coração insiste muitas vezes em ignorar isso. Afinal, ninguém gosta de esperar. Queremos ação. Mas é só a partir de situações que requerem espera que adquirimos a paciência, um atributo de Deus que nos aperfeiçoa!

“Então Jacó trabalhou sete anos por Raquel, mas lhe pareceram poucos dias, pelo tanto que a amava.”  [Gênesis 29:20]

A história de Jacó e Raquel ilustra bem essa situação. Podemos ver no versículo 20 do capítulo 29 de Gênesis que Jacó não só esperou por Raquel, como também trabalhou por ela. Isso quer dizer que Jacó não ficou ocioso, apenas esperando a “próxima cena”, ele deu o melhor dele no período de espera através do seu trabalho, tanto que o pouco que Labão tinha aumentou significativamente depois da chegada de Jacó (Gn 30:29-30). Dessa forma, precisamos aprender a importância de trabalhar em períodos de espera, trabalhar em oração, já que cada oração coloca algo em movimento no mundo espiritual, e trabalhar com o que Deus tem nos dado hoje, seja uma faculdade, um ministério ou um emprego, sempre buscando entregar o nosso melhor ao Senhor, uma vez que tudo vem d’Ele e é para Ele.

Outro aspecto na história de Jacó e Raquel que me chamou a atenção foi o fato de que a espera pareceu bem curta para Jacó “pelo tanto que a amava”. Tenho pedido ao Senhor nesses dias que faça crescer em meu coração desde já um amor por aquele que Ele tem separado e preparado para mim. Ainda que eu não saiba ao certo quem é, eu sei o caráter e a personalidade que desejo que ele tenha e eu sei também que Deus conhece exatamente o que vai me deixar satisfeita e se eu confiar completamente n’Ele, Ele vai me fazer viver o melhor d’Ele nessa área. Então, me apaixonar continuamente por alguém que eu não sei quem é não me pareceu ser uma ideia tão absurda.

Imagino que Jacó sabia que o tempo de espera em nada se compara com o resultado dessa espera, ele tinha convicção do propósito de Deus e sabia que cada dia longe de Raquel valeria a pena, pois passaria o resto de sua vida ao lado dela, vivendo os sonhos de Deus. Que como Jacó esperou por Raquel com paciência, cada um de nós possa também esperar.

Então, que nenhum de nós se esqueça de que no plano de Deus há sempre um rumo. O propósito d’Ele para nós está em constante realização. E que isso gere em nós paciência para esperarmos que Ele conclua cada um de seus planos à Sua maneira e à Seu tempo. Que tenhamos a convicção de que quando andamos com Deus e permitimos que Ele nos guie e nos sustente em tempos de espera, vamos chegar aonde precisamos ir.


Por: Jéssica Gatti

 

Somos Vivos Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger Templates